quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Nova fábrica da Cassol em São Paulo já está produzindo

A nova unidade da Cassol Pré-fabricados em São Paulo já está produzindo para atender clientes da região sudeste do País. Localizada em Monte Mor, a unidade é a quinta do grupo, que hoje conta com mais 60 mil m2 de área coberta nas fábricas do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro e capacidade de produção mensal de 20 mil m3. A nova unidade tem 28 mil m2 e capacidade instalada de 8 mil m3/mês. Com a fábrica paulista a Cassol reforça sua posição no mercado de líder no segmento com o maior complexo industrial de pré-fabricados do Brasil - em 2007 a Cassol produziu para todas as obras atendidas no Brasil e exterior 130 mil m3, e a previsão é que em 2008 atinja um crescimento de 20%.

A fábrica da Cassol em São Paulo recebeu recursos na ordem de R$ 12 milhões, e foi integralmente construída e projetada por profissionais do próprio grupo. Antes mesmo do início da operação em grande escala – em meados do mês de março – a fábrica estava produzindo telhas para cobertura. No entanto, também acabou atendendo a demanda externa. Segundo o gerente geral de Produção da Cassol Pré-fabricados, João Augusto do Nascimento atualmente a unidade está produzindo 2 mil m3/mês, e nos próximos meses, atingir a capacidade instalada, com o fornecimento de todos os produtos com a marca Cassol – estacas, painel alveolar de fechamento, coberturas, laje alveolar, escadas, pilares e vigas.

A escolha de São Paulo para a nova unidade da Cassol foi estratégica. Nascimento ressalta que o estado concentra o maior volume de obras e número de pedidos atendidos pelo grupo - 40% das obras realizadas pela Cassol ficam no estado de São Paulo. Entre as obras executadas pela Cassol estão estado estão o shopping Litoral Plaza (Praia Grande), Centro de Distribuição das lojas Marabraz (Cajamar), Carrefour (São Bernardo do Campo), ampliação da ExpoCenter Norte, Petrobrás, Weg, Votorantim, e escolas de Educação Fundamental (EMEF) da Prefeitura de São Paulo. Atualmente, entre outras obras, assina a nova unidade da Belenus (Vinhedo) e a construção do Shopping Praça da Moça (Diadema).

Praça da Moça
O primeiro shopping de Diadema, o Shopping Praça da Moça, possui 108 mil m2 e está previsto para ser inaugurado em abril de 2009. A utilização do sistema pré-fabricado irá garantir o que o cronograma da obra seja cumprido a risca. O gerente de Projetos da Cassol Pré-fabricados, Luiz Otávio Livi destaca que o grande diferencial desse projeto é que se trata de um shopping vertical, onde alguns trechos da obra atingirão até dez pavimentos. Isso irá exigir a utilização de pilares com tamanhos especiais – o maior pilar terá 39 metros de altura. Para cumprir o prazo de montagem do shopping, as peças - pilares, vigas e lajes – serão produzidos, em grande escala, na nova fábrica da Cassol de São Paulo, bem como, nas unidades do Paraná e Rio de Janeiro.

“Com o aumento da capacidade de produção da fábrica paulista, que é a mais nova unidade fabril da Cassol, as peças para esse projeto serão feitas integralmente em São Paulo, melhorando muito a logística e velocidade da obra”, ressaltou Livi. O gerente destacou ainda que a adoção da pré-fabricação nesse tipo de projeto, além da velocidade, traz outras vantagens, como diminuição de mão-de-obra no canteiro e conseqüente redução de
acidentes, maior controle de qualidade, possibilidade de integração entre diferentes sistemas construtivos, e redução de patologias e dos custos de manutenção.