quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Cassol implanta projeto para destinação controlada de resíduos

A Cassol pré-fabricados está implantado um programa para o gerenciamento de resíduos sólidos nas cinco unidades fabris do grupo – Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. Preocupada com o meio ambiente, com essa iniciativa a Cassol quer dar uma destinação correta e eficiente para todo o resíduo gerado nas fábricas. Cada unidade gera, em média, cinco toneladas por mês de resíduos, entre madeira, plásticos, papelão, ferro, borracha e óleo.

De acordo com o Gerente de Qualidade da Cassol, Eloir Tessari atualmente, em todas as fábricas, já é feito um trabalho de separação e destinação dos resíduos gerados. No entanto, a partir desse programa, todo o processo será centralizado e terá um acompanhamento rigoroso, desde a coleta dentro da fábrica até o destino final, seja em aterro específico ou reciclagem. “A separação e encaminhamento desses resíduos já era uma prática comum dentro da empresa. Mas a partir do programa teremos um controle mais rigoroso sobre o destino desses produtos”, comentou Tessari.

A primeira unidade da Cassol a implantar o programa de gerenciamento de resíduos sólidos será a de Santa Catarina. O trabalho será feito pela empresa Brooks Gestão de Resíduos Industriais e Comerciais, que há onze anos atua nessa atividade no Sul do Brasil. O diretor da Brooks, Sérgio Eduardo de Souza comentou que a empresa atua dentro da Norma Brasileira de Resíduos Sólidos, e irá fornecer certificado de destinação final de resíduos, o que irá garantir a rastreabilidade de todos os materiais coletados.