quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Cassol terá nova unidade em São Paulo

A Cassol Pré-fabricados, empresa com sede em Curitiba e líder no mercado de pré-fabricados está concluindo a construção da sua nova fábrica em Monte Mor, em São Paulo. A unidade será a quinta do grupo, que hoje conta com mais 60 mil metros quadrados de área coberta nas fábricas do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro e capacidade de produção mensal de aproximadamente 20 mil metros cúbicos.

A nova unidade terá 28 mil metros quadrados de área e vai agregar capacidade instalada de mais 8 mil metros cúbicos por mês em julho de 2008. A escolha de São Paulo para a nova unidade da Cassol é estratégica. Hoje o estado concentra o maior volume de obras e número de pedidos atendidos pelo grupo - 40% das obras realizadas pela Cassol ficam em território paulista.

Segundo o gerente geral de Produção da Cassol Pré-fabricados, João Augusto do Nascimento, atualmente mais de 60% do que é produzido na fábrica do Paraná segue para atender o mercado paulista. “Nós iremos melhorar nossa logística, nos aproximar dos clientes e com isso ampliar nossa competitividade”, disse.

O investimento na nova unidade é de R$ 12 milhões. Nela, serão gerados entre 350 a 400 empregos diretos na linha de produção. Mesmo com a previsão da entrada em operação da primeira fase da fábrica em fevereiro próximo, Monte Mor já está produzindo telhas para cobertura. De acordo com o gerente geral de Produção da Cassol Pré-fabricados, João Augusto do Nascimento a produção inicial foi para suprir o consumo da própria unidade, mas também acabou atendendo a demanda externa. Nascimento acrescenta que inicialmente a fábrica paulista deve operar com uma produção de 3 mil m3/mês, e até julho, atingir a capacidade instalada, com o fornecimento de todos os produtos com a marca Cassol – estacas, painel alveolar de fechamento, coberturas, laje alveolar, escadas, pilares e vigas.

Em 2007 a Cassol produziu para todas as obras 130 mil m3 de elementos pré-fabricados, e em 2008 a previsão é que isso cresça 20%. Com esta produção ela responde por 15% do mercado nacional, enquanto a segunda colocada, a paulista Munte, responde por 5% num segmento onde existem muitas fábricas regionais e poucas empresas que atuam nacionalmente, devido à complexidade da logística. Somente a Munte, por exemplo, concorre com a Cassol no mercado nacional e em São Paulo. O 15% de participação no mercado, por sinal, é um número divulgado pela empresa baseada em número de edificações e capacidade mensal de produção já que não existem estatísticas oficiais no segmento.

Entre algumas obras construídas pela Cassol estão a Arena do Pan Americano (RJ), a fábrica de O Boticário (PR), Bourbon Shopping Country (RS), Hipermercado Angeloni
(PR), metrô Cantagalo (RJ) e Cidade do Samba (RJ).

Norberto Staviski

Fonte: Jornal Gazeta Mercantil